ACSS
Departamentos e Unidades»Departamento Gestão e Financiamento Prest. Saúde»C. Saúde Primários»Cuidados de Saúde Primários»Candidaturas

A adesão aos diversos modelos organizativos inicia-se, pelo preenchimento do formulário electrónico, ao qual a equipa deve juntar, no prazo máximo de 48 horas, os documentos complementares à frente descritos. Só após a recepção de todos os documentos é que o coordenador da ERA respectiva procederá à sua análise e validação aceitando, ou não, a candidatura para avaliação.

Guião de apoio à preparação de Candidaturas a USF Modelo A - ACTUALIZADO
Destina-se a orientar as equipas na elaboração das Candidaturas a Unidades de Saúde Familiar (USF).

1. FORMULÁRIO ELECTRÓNICO

A adesão a este modelo inicia-se sempre pelo preenchimento do formulário electrónico.

As designações das USF são únicas. Cada uma identifica apenas uma equipa. Para evitar duplicações é favor consultar a Lista de Designações de USF 

Sugere-se igualmente a impressão das Normas de Preenchimento do Formulário e a sua utilização passo a passo de modo a simplificar o processo.

Para ler e imprimir as Normas de Preenchimento do Formulário
Para preencher o Formulário Electrónico (a desenvolver)

2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Após o preenchimento e envio do formulário electrónico a equipa candidata tem de enviar para o e-mail do coordenador da equipa regional respectiva, no prazo máximo de 48 horas, os documentos complementares a seguir indicados:

LISTAS DE UTENTES
Devem ser enviados pela candidatura os mapas dos inscritos por médico distribuídos por grupo etário (0-6 anos; 7-64 anos; 65-74 anos; e >=75 anos), incluindo os dos médicos a mobilizar, assim como o mapa dos utentes inscritos na área da USF sem médico de família, caso se preveja aumento da cobertura assistencial.

COMPROVATIVOS DE RECURSOS HUMANOS
Comprovativos dos documentos de titularidade (Exemplo: cópia do cartão de ordem respectiva onde conste a especialidade do titular, cópia de certificados ou do extracto do vencimento) e natureza dos vínculos dos profissionais que se candidatam.

FICHA DE RECURSOS FÍSICOS
Caracterização sumária das instalações e equipamentos da USF, incluindo a infra-estrutura do sistema de informação, os equipamentos informáticos e as aplicações em utilização ou não pela USF.

Para descarregar a Ficha de Recursos Físicos

3. Relatório Mensal de Candidaturas

Com a transferência do processo de candidaturas a USF para o Portal da ACSS, efetuámos uma reestruturação do processo com vista à sua integração operacional no Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde (DPS).

Para tal, foi necessário redefinir os circuitos de recolha da informação estatística referente às unidades de saúde e seus profissionais, assegurando-se assim que existem dados atualizados sobre o estado das candidaturas apresentadas à criação de USF, sobre as USF e UCC existentes no País, e seus contactos, entre outra informação pertinente.

Doravante, passaremos a publicar mensalmente o “Relatório de Candidaturas e Constituição de USF e UCC”.

ACSS
Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Mapa do Site | © 2018 - ACSS  Ministerio Sa�de