ACSS
Departamentos e Unidades»Departamento Gestão e Planeamento RH»SCD/Enfermagem

 

Manual Normas Enfermagem

Manual Normas Enfermagem 2011 - PDF [7,07 Mb]

Relatório Anual de 2011

O Sistema de Classificação de Doentes em Enfermagem (SCD/E), desenvolvido em Portugal desde 1987, consiste na categorização dos doentes por indicadores críticos, de acordo com as suas necessidades em cuidados de enfermagem e produz dados, informação e conhecimento, que permite a normalização de conceitos, facilita a comunicação entre serviços e entre Hospitais, induz a melhoria da qualidade na prestação de cuidados de enfermagem e, sobretudo, otimiza a gestão de recursos de enfermagem ao produzir indicadores de gestão de qualidade, de eficácia e de eficiência.
A produção de dados ao longo deste período de 24 anos permite deter uma base de dados, centralizada na ACSS, que reúne à data 29.708.241 de registos de classificação.
O relatório anual de 2011 do Sistema de Classificação de Doentes em Enfermagem (SCD/E) tem como finalidade dar a conhecer ao universo de utilizadores e às entidades integradas na administração indireta do Estado, relacionadas com a saúde, a informação produzida pelos 370 serviços de internamento, de 49 unidades hospitalares. A informação gerada é trabalhada com o objetivo de identificar o valor dos indicadores do Sistema por especialidade/serviços de especialidade.

Consulte aqui Relatório Anual 2011


Relatório Anual de 2010

No ano 2010 os utilizadores do SCD/E constituíram um grupo de 49 unidades hospitalares, com 373 serviços de internamento a produzir informação.
O relatório anual de 2010 divulga a produtividade dos utilizadores agrupados por regiões do país, por hospitais e serviços. Os indicadores apresentados são: “Número de Dias de Internamento (NDI), “Horas de Cuidados Necessárias (HCN)”, “Horas de Cuidados Prestados (HCP)”, “Variação”, “Horas de Cuidados Necessárias por Dia de Internamento (HCN/DI)”, “Horas de Cuidados Prestados por Dia de Internamento (HCP/DI)”, “Percentagem de Utilização (%UTIL)” e “Equivalente a Tempo Completo (ETC)”. Apresenta-se ainda o valor médio, mínimo e máximo dos quatro últimos indicadores referidos.
O valor do indicador HCN/DI é trabalhado por especialidade/serviços de especialidade e à semelhança do efetuado no ano transato, o método de recolha de informação nos hospitais com o aplicativo informático baseou-se na compilação dos dados por classificação de doente, de acordo com o serviço de internamento e quadro de classificação selecionado, permitindo assim remover possíveis enviesamentos de dados.

Consulte aqui o Relatório Anual de 2010

 

Relatório Anual de 2009

No âmbito da aplicação do Sistema de Classificação de Doentes em Enfermagem (SCD/E), as entidades prestadoras de cuidados de saúde hospitalares produzem informação para a gestão de recursos humanos e cuidados de enfermagem, promovendo assim a qualidade organizacional.

No ano 2009 os utilizadores do SCD/E constituíram um grupo de 55 unidades hospitalares, com 381 serviços/unidades. Este universo de utilizadores traduz um aumento de duas unidades hospitalares e de 29 serviços, em relação ao ano anterior.

Um dos objectivos da elaboração do “Relatório Anual” é a apresentação dos indicadores de produtividade em enfermagem, salientando-se neste contexto o indicador HCN/DI por valência/serviço de especialidade, cuja recolha de dados foi efectuada por classificação de doente, de acordo com o serviço de internamento e quadro de valência seleccionado, constituindo uma inovação face aos anos anteriores e incrementando assim a  fiabilidade do referido indicador.

Consulte aqui o Relatório Anual de 2009

 
Relatório Anual de 2008

O relatório anual de 2008 do Sistema de Classificação de Doentes em Enfermagem (SCD/E), exibe os indicadores de produtividade e de auditoria que resultam da aplicação do Sistema em 363 serviços/unidades de internamento, de 53 unidades hospitalares.

Os dados de produtividade apresentam-se nos seguintes indicadores: “Número de Dias de Internamento (NDI), “Horas de Cuidados Necessárias (HCN) ”, “Horas de Cuidados Prestados (HCP) ”,“Variação”, “Horas de Cuidados Necessárias por Dia de Internamento (HCN/DI) ”, “Horas de Cuidados Prestados por Dia de Internamento (HCP/DI) ”, “Percentagem de Utilização (%UTIL) ” e “Equivalente a Tempo Completo (ETC) ”.

Salienta-se o tratamento estatístico do indicador HCN, no capítulo 3, o que constitui um contributo para os cálculos de pessoal nas organizações.

Consulte aqui o Relatório Anual de 2008 [PDF - 3.200Kb]

 
Relatório Anual de 2007

O relatório anual de 2007 divulga os indicadores de produtividade e de auditoria do Sistema de Classificação de Doentes em Enfermagem (SCD/E), aplicado em 350 serviços/unidades de cinquenta e um (51) hospitais utilizadores.

A informação gerada pelos hospitais utilizadores é trabalhada com o objectivo de identificar valores médios, mínimos e máximos para as valências de Medicina, Cirurgia, Ortopedia, Obstetrícia, Pediatria, Medicina Física e Reabilitação e Oncologia, nos seguintes indicadores: “Horas de Cuidados Necessários por Dia de Internamento” (HCN/DI), “Horas de Cuidados Prestadas por Dia de Internamento” (HCP/DI), “Percentagem de Utilização de Pessoal de Enfermagem” (% UTIL) e “Equivalente a Tempo Completo” (ETC). Para a credibilidade dos indicadores obtidos está instituído um processo de auditoria interna, cujos resultados apontam as não conformidades encontradas.

Consulte aqui o Relatório Anual de 2007 [PDF - 2.440Kb]

ACSS
Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Mapa do Site | © 2018 - ACSS  Ministerio Sa�de