ACSS
Departamentos e Unidades»Unidade Instalações e Equipamentos»Plano Estratégico do Baixo Carbono e ECO.AP»Notícias e Eventos

Plano Estratégico do Baixo Carbono e ECO.APNesta área, irá encontrar uma selecção de notícias relacionadas com os temas "Estratégias de Baixo Carbono" e "Eficiência energética", na área da Saúde.

 

 

Ranking de eficiência energética e hídrica dos hospitais do SNSEste trabalho insere-se no âmbito da implementação do Plano Estratégico do Baixo Carbono (PEBC) e Programa de Eficiência Energética (ECO.AP) no Ministério da Saúde e surge na sequência do despacho n.º 4860/2013, de 9 de abril, de Sua Excelência, o Senhor Secretário de Estado da Saúde.

Projecto HosPilot – Controlo inteligente da eficiência energética em hospitais 2009-2012

O projecto HosPilot iniciou-se em Março de 2009 e tem uma duração de 36 meses. Este projecto recorre às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para reduzir o consumo de energia em hospitais recém-construídos ou hospitais já existentes e remodelados, aumentando o bem-estar e o conforto dos utilizadores.

O HosPilot encontra-se em fase de projecto-piloto em três hospitais europeus – o Universitair Medisch Centrum Groningen (UMCG), na Holanda, o Hospital San Pedro em La Rioja, Espanha, e o Hospital District of South Osthrobotnia (EPSHP), na Finlândia. O objectivo futuro é que o projecto disponibilize as tecnologias mais avançadas nesta área, para que o HosPilot seja alargado a toda a Europa.

A intervenção do HosPilot centra-se nos dois maiores consumidores de energia de um hospital - a iluminação e o Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) - que representam cerca de 80% do consumo total de energia de um edifício hospitalar. O potencial de poupança atingível através de investimentos com um período de retorno inferior a sete anos pode atingir os 40%.

O HosPilot fornece um sistema de poupança de energia que começa por identificar as necessidades de um hospital, no que respeita ao edifício e à sua envolvente, para depois desenhar uma metodologia genérica que consiga suprir essas necessidades, disponibilizando a solução mais eficiente energeticamente. Todos os dados recolhidos são depois monitorizados em tempo real para se poderem ajustar mecanismos, comportamentos e atitudes e reduzir os consumos energéticos.

Para mais informação, consulte o site: http://www.hospilot.eu/


Fonte:  Hospilot

2011-07-08

Local:
Data:

ACSS
Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]
Mapa do Site | © 2018 - ACSS  Ministerio Sa�de