Apresentação
O contrato de gestão celebrado com a Lusíadas – Parcerias Cascais (entidade responsável pela prestação dos cuidados de saúde) e com a TDHOSP – Gestão de Edifício Hospitalar (entidade responsável pela gestão do edifício) foi assinado no dia 22 de fevereiro de 2008, tendo obtido o Visto do Tribunal de Contas no dia 4 de novembro de 2008.
A Entidade Gestora do Estabelecimento, responsável pela prestação dos cuidados de saúde, assumiu a gestão do antigo Hospital de Cascais no dia 1 de janeiro de 2009.
O novo hospital entrou em funcionamento em fevereiro de 2010, tendo sido cumprido o prazo estabelecido no contrato de gestão.
Consulte o Contrato-Programa.
Objeto do Contrato de parceria
Conceção, financiamento, construção, manutenção e gestão do Novo Hospital de Cascais e para a gestão do Centro Hospitalar de Cascais durante a construção do novo hospital, através da celebração de um contrato para a gestão do estabelecimento (com a duração de 10 anos) e para a gestão do edifício (com a duração de 30 anos).
N.º total de camas de internamento: 277
N.º de salas do bloco operatório: 6
N.º de gabinetes de consulta externa: 33
Prazo de construção (incluindo período para testes e ensaios):
24 meses (prazo cumprido)
Área de influência
A área de influência do novo hospital é constituída pelo concelho de Cascais e por 8 freguesias do concelho de Sintra (Algueirão-Mem Martins, Colares, Pêro Pinheiro, São João das Lampas, Santa Maria e São Miguel, São Martinho, São Pedro de Penaferrim e Terrugem), estas a ser servidas apenas na vertente dos cuidados materno-infantis.
Valências:
MÉDICAS
• Cardiologia;
• Dermatovenerologia (Novo serviço);
• Gastrenterologia;
• Ginecologia/Obstetrícia;
• Medicina Física e de Reabilitação;
• Medicina Interna;
• Neurologia;
• Pediatria;
• Pneumologia;
• Psiquiatria (Novo serviço);
CIRÚRGICAS
• Cirurgia Geral;
• Oftalmologia;
• Ortopedia;
• Otorrinolaringologia;
• Urologia;
DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA
• Anatomia Patológica;
• Anestesiologia;
• Imuno-Hemoterapia;
• Medicina Física e de Reabilitação;
• Patologia Clínica;
• Radiodiagnóstico.
Entidades Gestoras (Parceiro Privado)
Prestação dos Cuidados de Saúde: Lusíadas – Parcerias Cascais, S.A. (principal acionista AMIL, que integra o UnitedHealth Group)
Gestão do Edifício: TDHOSP – Gestão de Edifício Hospitalar, S.A. (Teixeira Duarte)
Entidade Pública responsável pela gestão do Contrato
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P.