Em Portugal, a classificação internacional de doenças (CID) é utilizada ao nível hospitalar (base para a classificação em Grupos de Diagnóstico Homogéneo) e ao nível de sistemas de apoio ao médico. Nos CSP é utilizada a Internacional Classification of Primary Care Version 2 – Electronic (ICPC-2-E) para a codificação de problemas de saúde, que permite o mapeamento para CID-9 ou CID-10.
Apesar de disponível há vários anos a classificação de diagnósticos nos sistemas de apoio aos clínicos dos CSP, nunca existiu um real incentivo à sua utilização sistemática, nem qualquer processo regular de auditoria aos seus registos.
Decorrente da necessidade sentida não só por vários profissionais no terreno como pelos organismos centrais, dada a importância deste tipo de informação para planeamento em saúde, foi considerado prioritário a constituição de um grupo de trabalho que abordasse esta problemática e avançasse com um plano de registo de doença nas cinco regiões de saúde.
O grupo, de âmbito nacional, é composto por elementos da ACSS, das cinco Administrações Regionais de Saúde e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, tendo iniciado trabalho em Março de 2010.
Projecto: Melhoria do Registo de Morbilidade nos Cuidados de Saúde Primários